quarta-feira, dezembro 22

Ladrões que só roubam bicicletas

DSC00796
Davis é pequena, bem do tipo que a gente vê na Sessão da Tarde. Tem mais ou menos 60 mil habitantes e um campus da Universidade da Califórnia. Acho que essa é a informação mais importante sobre a cidade.

Apesar de ficar colada em Sacramento, capital do estado onde Schwarzenegger trabalha, é um grande bairro universitário cercado por fazendas. Digo isso porque tenho a impressão de que tudo é voltado ou feito por e para os estudantes.

Em alguns cafés existem espaços reservados: as maiores áreas que ficam sempre lotadas para os universitários e, as menores e sempre vazias, para quem é proibido de abrir o notebook (80% deles da Apple) em cima da mesa.

Como a universidade é pública mas é paga e cara - conceito interessante esse - são os alunos da UCDavis que oferecem grande parte da mão de obra em cafés, restaurantes, lojas etc. Os ônibus da cidade são dirigidos por eles, rapazes e moças, que conseguem juntar um dinheirinho extra fazendo percursos de 1h30 por dia.

A arquitetura da cidade é bem interessante: além das casinhas de madeira de todos os tipos, tamanhos e cores existem muitos condomínios que tentam suprir essa grande demanda de pessoas de fora do estado - e principalmente do país - que vêm passar um tempo por aqui.

DSC00797
Moramos em um desses: são vários prédios com quatro apartamentos imensos em cada, sem muros ou portões, como a maioria dos lugares. Na verdade, pelo que me disseram, a única coisa que costuma ser roubada vez ou outra em Davis é bicicleta, principal meio de transporte da cidade.

Fora isso é uma segurança com a qual eu, vinda de Salvador / São Paulo não estou nem um pouco acostumada e ainda fico meio paranóica por morar no térreo.

Outras coisas também me assustam: os carros param mesmo que você ainda nem tenha chegado totalmente a pisar fora da calçada para atravessar (isso é sério e sem nenhum exagero).

E as pessoas são muito gentis do tipo que te cumprimentam a todo momento na rua; não sei se é característica de cidade pequena ou de lugar com muita gente de fora. São muitos orientais e indianos - mais até do que os mexicanos que achei que seriam maioria.

Estamos no final do outono e a cidade, cheia de árvores, fica com as calçadas cobertas de folhas - o que é lindo de ver mas não tão agradável de pisar.

A temperatura costuma ficar em 10 graus mas já sofri com 0° e vibrei com 13°. Amanhece tarde, quase 8 da manhã, e escurece cedo, 17h30 já virou noite. Dias curtos me torturam e ter dois invernos em um único ano me mata, mas não posso reclamar.

Cheguei em Davis de uma forma muito confortável: Rodrigo - o namorado que faz doutorado sanduíche na universidade - já estava morando aqui há 3 meses, ambientado aos lugares, à rotina, com alguns amigos, um apartamento fofo e um freezer cheio de Häagen-Dazs me esperando. Desse jeito até esqueço que odeio sentir frio.

8 comentários:

Roll Biscaia disse...

=D romance! E gatinhos? Tem? Pode me responder offline! hahahahahahaha

Priscilla disse...

Rodrigo é mesmo um fofo!!!
=)

adorei as novidades, e fiquei querendo uma temporada de estudos fora, mas no verão! =)

bjs mocinha

Roll Biscaia disse...

Peraê. Classic lasagna?

Unknown disse...

Beijinhos Papa e Abraço em Rodrigo...

Roll Biscaia disse...

Por sinal, vcs olharam a data de validade dessa comidaria (eca!) congelada? Tem várias vencidas.

Unknown disse...

rouba uma bicicleta pra mim!

Ramon Pinillos Prates disse...

Aqui em Brasília tem também prédios pequenos, sem muro na frente e apartamentos no térreo. O prédio que eu moro é assim. Além disso as pessoas também param na faixa de pedestre. É quase 1º mundo. hehehehehehe...
Que bom que você gostou do lugar, se divirta por aí e aproveite bastante. Beijos!

Lua Nunes disse...

Aproveiteeee, tudo!
Davis parece ser uma delicia de lugar...

bjocas