terça-feira, março 22

Um domingo qualquer

Mês passado fui a uma manifestação em Sacramento, cDSC01294apital da Califórnia e, só agora com o final das minhas aulas super intensivas, consigo voltar a pensar em escrever por aqui.

Pois bem, eu que não entendo nada de política e também não me interesso pelo assunto fui levada pela mão para a tal manifestação.

O que acontece é o seguinte: parece que os Republicanos doidos do Tea Party quiseram vetar vários benefícios para os professores em Wisconsin. Aí a coisa se espalhou e virou uma confusão só.


A manifestação aconteceu ao mesmo tempo em várias cidades; a previsão para San Francisco era de 10 mil pessoas nas ruas. Em Sacramento devíamos ser umas 500 em frente ao Capitólio (antiga casinha de Schwarzenegger - é impossível para mim não citá-lo). 

O medo de atiradores e psicopatas* era grande mas encontrei várias senhoras, pais, filhos e cachorros que foram passear e protestar.

Mas apesar desse cenário tranquilo, o clima entre representantes dos partidos opostos - Democratas e Republicanos - era DSC01327"raivoso". Porque os Republicanos, os mesmos loucos que querem permitir que alunos levem armas para a universidade no Texas, resolveram entrar na briga para, além de acabar com impostos, acabar com sindicatos. E os trabalhadores, claro, não querem abrir mão dos sindicatos que de alguma forma organizam e têm mais força para lutar por seus direitos. Basicamente isso. 

Republicanos são malucos. Eu sei que já falei isso, mas às vezes eu fico até com dúvidas se eles não são, na verdade, figuras muito bem humoradas que falam absurdos só de piada. São conservadores ao extremo. E claro, isso não pode dar em coisa boa.

DSC01302 
Bush é Republicano. Falo do filho mas o pai era também. Obama, Democrata. Eu até que simpatizava com Obama, primeiro, por não ser Bush, segundo, porque logo quando assumiu disse que acabaria com Guantánamo (prisão em Cuba para onde foram levados os presos do Afeganistão sem nenhum direito a julgamento e vários tipos de tortura). Apesar de algumas mudanças, o fechamento não aconteceu.
 DSC01310   
E eu continuo aqui, ouvindo muito sobre política, mas sem grandes esperanças para tentar entender e participar de alguma forma.


* culpa de horas assistindo Law and Order, CSI e Criminal Mindas.

2 comentários:

Grazi disse...

os republicanos,Palomitches, são a mais raivosa direita do mundo. não são loucos, são fascistas ideologicamente.e o pobre do Obama, ta encurralado, só esperando a hora de sair, pois ele não consegue governar com esta mega oposição colérica dos tea party da vida. além do mais, a sociedade americana em geral é muito conservadora e só elegeu o negão , pq precisava fugir do debil mental do GB filho, que tinha instaurado um cassino na economia deles. mas , agora, usando uma expressão bem americana"enof baby".não qurem mais brincar de democracia..rs..adoro ler teus posts. bjos grazi

Ramon Pinillos Prates disse...

Que massa, você foi numa manifestação nos EUA.
Muito bem!
eheheheheh