sexta-feira, novembro 12

A TV e seus vários quereres

Consigo pensar em várias respostas. Beleza, charme, inteligência, corpo perfeito, amor incondicional, sexo sensacional, olhares por todos os lugares, dinheiro, sucesso, família. Algumas mulheres querem isso. Outras aquilo. Às vezes mais, às vezes menos.


Fato é que na noite de ontem a Globo transmitiu o primeiro episódio da microssérie Afinal, o Que Querem as Mulheres, sobre um psicólogo atormentado que escreve uma tese de doutorado buscando resposta para essa grande questão.

Às vezes acho que alguns homens realmente não estão nem aí para isso; eles querem mesmo saber que artifícios usar para a conquista, mas os desejos verdadeiros, ah, esses são muito complexos. Poucos são os loucos que tentam entender a tão cantada e poetizada alma feminina.

Mas deixando o lirismo de lado, Luiz Fernando Carvalho nunca decepciona. Ele é um dos poucos diretores, principalmente que produzem conteúdo para a televisão - e aberta - com uma capacidade criativa sem limites. Os recursos visuais, os cenários, as luzes, figurinos e edição são de uma beleza de tirar o fôlego. Ele ousa, mistura, estimula, extrapola.

Afinal, o Que Querem as Mulheres? mistura as mais diversas representações femininas com muita cor, música, máquinas de escrever e Freud. Um boneco de Sigmund Freud, para ser mais exata, que surge na mente louca do protagonista, rejeitado pela esposa. E assim se desenrola uma história de amor, separação e dor, com alguns prazeres pelo caminho. Foi isso que o primeiro episódio nos disse.

E disse também que atrizes bonitas e péssimas de interpretação não deveriam estar nas produções de Luiz Fernando Carvalho. Não sei se a Globo obriga por contrato ou o diretor se rende aos seus atributos mas, Letícia Sabatella foi a última protagonista que não fez feio (em Hoje é Dia de Maria).

Primeiro, a escolha de Maria Fernanda Cândido para Capitu doeu do coração; agora, Paola Oliveira que, apesar de ter uma beleza deslumbrante, me deixou constrangida em todas as cenas em que deveria parecer angustiada pela situação ruim do casamento.

Mas infelizmente, nem tudo é perfeito, nem Luiz Fernando.

Para quem não conhece muito, ele foi diretor da sensacional novela Renascer, fez o longa Lavoura Arcaica (que eu acho muito bom), e os seriados Os Maias, Hoje é dia de Maria, A Pedra do Reino e Capitu - citei apenas os mais recentes, porque até Riacho Doce está no currículo do diretor.

Esqueci de um item na minha lista: quero canais de TV repletos de Luiz Fernandos, pode ser?

Nenhum comentário: