domingo, julho 25

O cartão de visita das novelas

Já que no post anterior citei que a Record está cada vez mais se consolidando como produtora de telenovelas e se tornando a principal concorrente da Rede Globo - que reinou soberana durante muitos anos - lembrei imediatamente da qualidade de suas aberturas. Acho que o roteiro e direção de atores ainda deixa muito a desejar, mas cada vez mais os produtos da emissora "dos bispos" apresentam uma grande qualidade no cartão de visitas.

Vamos pensar nas duas últimas apresentadas no horário nobre, Bela, A Feia e sua substituta, Ribeirão do Tempo. As duas utlizam recursos de animação e colagem com referências do que seria explorado nas tramas. As músicas, estranhas ao público em geral, também se encaixam perfeitamente com a dinâmica e movimento do pequeno vídeo de 40 segundos.

BELA, A FEIA


RIBEIRÃO DO TEMPO


Sempre achei que nas novelas globais não havia um cuidado fundamental em fazer referências à estrutra narrativa logo no início. Até me surpreendi, por exemplo, com A Favorita, que utilizava um tango e desenhos como pistas e dicas do que estaria por vir.

A FAVORITA


Fora isso, algumas eram boas, outras não. Em muitas existia apenas mais do mesmo com alguma música de artistas famosos e imagens jogadas ali. Em Viver a Vida, por exemplo, a simplicidade com linhas coloridas em um fundo branco e imagens de personagens (inclusive lembrando um recurso muito ulitizado em seriados dos estados unidos em suas aberturas clássicas) não dizia nada. Ou mesmo Passione que, ok, usa uma obra do artista Vik Muniz, mas ainda não compreendi com que propósito além da assinatura de grife.

VIVER A VIDA


Fato é, que nesse aspecto, a Record tem demonstrado mais qualidade em sua produções, e espera-se que assim estimule um olhar mais cuidadoso e criativo das outras, independente da disponibilidade e efeitos especiais de Hans Donner.

Um comentário:

Di Pimenta disse...

Não dá para falar em abertura de novela ruim, sem citar a abertura da global "escrito nas estrelas", atual folhetim das 18h. A trama que trata de uma visão espiritista sobre vida, morte, reencarnação, traz em sua abertura, uma mulher horrorosa, de vestido e faixa no cabelo vermelhos, "flutuando" em um céu repleto de estrelas!! Brega, feio, sem dinâmica e o mínimo senso de bom gosto!